Etapa crucial em uma obra arquitetônica, o acabamento deve ser feito nas superfícies tanto externas quanto internas da edificação. Atualmente, existem diferentes técnicas e materiais que podem ser usados para a execução desse trabalho, o que facilita a rotina de profissionais que buscam adequar a estética do projeto ao gosto e necessidades do cliente.
Entre tantos materiais utilizados na construção civil, o concreto é o que mais se destaca nas obras contemporâneas. Seja mantido na forma pura ou complementado com acabamento em pintura e textura, pode ser a escolha certa para um projeto único e ousado.
Se você busca referências de acabamento, acompanhe hoje 3 dicas de pintura e textura para utilizar no concreto pré-moldado. Acompanhe e veja como fazê-las!
1. Pintura em tinta
Assim como as paredes de alvenaria, uma superfície em concreto pré-moldado também recebe muito bem o acabamento de pintura. Para esse trabalho, deve-se escolher uma tinta específica para o tipo de área a ser tingida. Depois, é necessário um preparo inicial de limpeza para que o concreto receba o produto adequadamente.
Passo a passo do preparo:
* Remoção de poeira e resíduos com vassoura ou escova;
* Limpeza de manchas com uma esponja ou pano úmido;
* Aplicação de massa corrida em buracos e rachaduras;
* Lixação da parede para uniformizar a superfície;
* Aplicação de selador para concreto;
Agora você já pode aplicar a tinta escolhida na parede de concreto pré-moldado. A quantidade de camadas varia de uma marca para outra, por isso verifique antes as instruções da embalagem para evitar defeitos no acabamento.
2. Textura com massa
Além da pintura, a parede de concreto também pode receber acabamento com textura em diversos desenhos e formas. Nessa técnica, o concreto é coberto com uma camada de massa corrida para acrescentar profundidade na superfície. O desenhos e as ranhuras formadas vão depender do tipo de material utilizado para o trabalho, que pode ser o tradicional rolo, espátula, desempenadeira ou escova linho.
A massa utilizada pode ser encontrada pronta na forma de massa corrida ou grafiato. Este contém pequenas pedrinhas na mistura para formar as ranhuras na parede, deixando o efeito ainda mais visível. Se você quiser conhecer o desenho de cada equipamento antes de aplicá-lo na parede, o ideal é fazer um teste com a massa sobre uma placa de madeira ou papelão. Depois de seco, é só finalizar com a tinta desejada.
O preparo antes da aplicação de textura também deve garantir uma superfície limpa, firme, sem buracos e livre de sujeiras. Se a parede for muito velha e apresentar irregularidades, deve-se aplicar antes uma camada de massa corrida niveladora e, por fim, lixar toda a região. Com o preparo finalizado, aplique um selador branco para que a textura seja facilmente incorporada à parede de concreto.
3. Material aparente
Comum nas obras de estilo industrial, o concreto aparente é cada vez mais aproveitado como acabamento em diferentes projetos. Seu aspecto rústico e moderno ao mesmo tempo garante um toque de sofisticação nas edificações. E se a textura e tonalidade do material já são um ponto positivo, a escolha dessa técnica também pode gerar economia por não demandar o trabalho de pintura.
O acabamento em concreto aparente pode gerar uma variedade de resultados que vão depender da forma com que a obra for executada. Hoje, já é possível obter fachadas lisas ou com texturas geométricas e irregulares. Além disso, dá para planejar a montagem de toda a estrutura do projeto com encaixes de um conjunto de placas de concreto pré-moldado.
Para um efeito ainda mais rústico e que lembre o concreto, você pode optar pelo cimento queimado como acabamento. O efeito é garantido com a aplicação de cimento em pó sobre a argamassa ainda fresca, criando uma camada ou película que substitui a aplicação convencional de pintura e textura.
Após conhecer as opções de acabamento para construções, procure uma empresa de confiança para oferecer o material necessário ao seu projeto.
Para saber mais, acompanhe o nosso trabalho pelo Instagram e Facebook!
Fonte: Incopre